segunda-feira, 20 de junho de 2011

CURSO DE INGLÊS - ENGLISHTOWN

Colegas professores,

Curso para professores de Língua Inglesa.
Abaixo segue algumas informações sobre o referido curso:

O curso é gratuito e a idéia é que professores de línguas fazendo o curso emitam uma nota técnica informando:

Navegabilidade do Site
Aprofundamento do conteúdo
Qualidade do material
Metodologia
Aproveitamento – informando se a ferramenta e metodologia se adéquam a realidade do Brasil e de nossas escolas e atuam como ferramenta de apoio ao processo em sala de aula.

O curso tem duração de 1 ano, totalmente a distância, e os professores poderão acessá-lo conforme sua disponibilidade de tempo. A certificação será ao final de cada nível, e o próprio sistema emite o certificado.

A pessoa responsável ficou de enviar o modelo  de nota técnica assim que puder.

No endereço abaixo, tem um Tutorial sobre a escola, para facilitar a compreensão e utilização do sistema.

www.englishtown-brasil.com/mec/Guia_Englishtown.pdf

A principio são 15 vagas para Campo Grande, mas talvez consigamos mais, portanto, podemos ter uma lista de espera. Lembrando que o professor deve ter acesso à Internet no contraturno e fluência para lidar com a Internet.

A Undime MS é a responsável pelas inscrições! Precisamos do nome completo, CPF, email, telefone, escola. Para tanto, por favor, quem tiver interesse, enviar com urgência tais dados para o meu endereço de email.

O professor terá acesso ao curso assim que a EF englishtown liberar o acesso.

Inscrições por meio do email da Denise.
denise.undimems@gmail.com

Obrigada,
Nelagley.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

UMA HOMENAGEM DOS COLEGAS PROFESSORES A DUAS PESSOAS MUITO ESPECIAIS!

Quero parabenizar (sem exageros ou conotação "puxasaquista", pois não pecisamos disso) em meu nome e de todos os colegas professores de língua estrangeira da REME nossas técnicas, colaboradoras e competentes profissionais NELAGLEY e MARIA pelos momentos proporcionados em cada encontro de formação reflexiva que participamos, de suas interferências pontuais, do material tão cuidadosamente selecionado e oferecido, das oportunidades de vivências fora das quatro paredes de uma sala, de forma criativa, elaborada e principalmente, de valorização em cada tema abordado, nos tratando com respeito, ouvindo-nos e nos aconselhando, sempre com muita paciência e gentileza, atitudes raras nos dias de hoje em que o individualismo e o imediatismo impera.
Para ressaltar essa constatação, gostaria de deixar um comentário feito por minha supervisora, após a visita de nossas queridas colegas na escola, na semana passada: "- Foi o melhor acompanhamento que presenciei até hoje! Além da forma como elas conduzem os temas, com competência e serenidade, elas comunicam o problema e já trazem a solução!" e eu respondi que isso era uma constante e que me sentia privilegiada por fazer parte desse núcleo, pois não tinhamos apenas técnicas mas excelentes colegas, companheiras e de valor inestimável. Só retribuí o que sempre recebi.
Quando somos ouvidos e valorizados, conseguimos demonstrar com segurança nossas habilidades e competências e os resultados fluem, seja em sala de aula, nas questões estruturais ou financeiras e nas estatísticas.  Por isso, quando reclamamos de nossos salários, das condições da escola, da indisciplina de nossos alunos, da falta de tempo, etc, etc. devemos pensar que tudo começa pela valorização... o restante e não menos importante, conseguimos porque estamos fortes psicologicamente e vamos à luta.

Obrigada pelos bons momentos: O City Tour, os Jogos pedagógicos, os materiais de fundamentação, a construção de nosso BLOG, a sugestão do Mapa Conceitual, as Múltiplas Inteligências, nosso FESREME, os videos e filmes: Escritores da Liberdade, Jingles, Pink Floyd e o mais recente e tão relevante "Como Estrela na Terra - Toda Criança é Especial"...

DE SEUS COLEGAS E ADMIRADORES PROFESSORES DE LE DA REME!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Blog de Língua Espanhola em José do Patrocínio


Olá,caros amigos,professores(as):

  

Nós, da Escola Municipal José do Patrocínio,temos o prazer de convidá-los acessar o nosso Blog:
 
 
http://yohabloespaol.blogspot.com/
 
 
 
 
 
 
Para confratenizamos e compartilharmos experiências pedagógicas.



Maestra: Hellen Suzanna 






 


quinta-feira, 2 de junho de 2011

O PODER DE SIGNIFICAÇÃO DOS TEXTOS




  

O PODER DE SIGNIFICAÇÃO DOS TEXTOS



OBJETIVO: 

  • Despertar nos alunos interesse em leitura, em decodificar e compreender textos, com intuito de provocar um pensamento crítico da realidade e assumir uma posição perante estes textos.

PROCEDIMENTOS:
  • Conhecer e identificar os procedimentos de leitura e interpretação textual.

LEITURA



 
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL







RECURSOS:


  • Dinâmica:  “Telefone sem Fio”
  • Sala de informática: Apresentação de Slides.

ABRANGÊNCIAS:
  • 6º aos 9º anos






TEMPO ESTIMADO:
  •   2 ou 3 aulas

AVALIAÇÃO:
  •  Identificar a participação dos alunos, o envolvimento, e observar o processo de leitura (decodificação e compreensão de textos).

 
 

 

DINÂMICA DO TELEFONE SEM FIO




Essa dinâmica divertida dinamiza a aula. Motivando os alunos e favorecendo a percepção erros comuns, que envolvem a interpretação de texto.

Objetivo:
  • Apresentar as falhas e confusões que possam ser geradas durante as interpretações textuais.
Tempo: 10 minutos

Procedimentos:
  • Solicitar 4 voluntários (em caso de grupos pequenos solicitar 3 pessoas);
  • 01 voluntário deverá ficar na sala, e os outros 2 saem da sala e aguardam.
  • Ao voluntário que ficou é lido o texto abaixo, o mesmo ouvirá e deverá repetir o que ouviu para o 2º voluntário, que entrará na sala.
  • O 2º voluntário irá repetir o que ouviu para o 3º voluntário, que entrará na sala.
  • O 3º voluntário deverá repetir o que ouviu para o grupo, que estará acompanhando tudo.
Processamento: 

Associar às possíveis distorções nas interpretações Textuais. 






TEXTO: 6º ao 7º.

Na próxima sexta-feira, aproximadamente às 17hs, o cometa Halley passará nesta área. Trata-se de um evento que ocorre somente a cada 76 anos. Assim, por favor, reuna os funcionários no pátio da fábrica, todos usando capacete de segurança, quando explicarei o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver o raro espetáculo a olho nu. Sendo assim, todos deverão dirigir-se ao refeitório, onde será exibido um filme-documentário sobre o cometa Halley.

TEXTO: 8º. ao 9º. 

Josué, 28 anos, sai de casa às 7h da manhã para ir trabalhar. Neste dia, acordou atrasado. Apressado, fecha a porta e esquece a conta para pagar, em cima da mesa. Vai até a parada de ônibus que fica a duas quadras. Pega o primeiro ônibus que passa, entra e consegue sentar junto à janela. Vê uma grande movimentação nas ruas, o trânsito está lento, o ônibus anda devagar. Após alguns minutos, vê um Corsa amarelo se atravessar na frente do ônibus, e o motorista grita: “Tá maluco, seu doido! Carolina na calçada olhava tudo incrédula. Como puderam ser tão distraídos! Que início de dia!


Procedimentos para a Aula
  


 
APRESENTAÇÃO DOS SLIDES



 I. Parte: Conceitualização











II. Parte: Discussões sobre as Atividades Propostas:









 


CONCLUSÃO

Os educandos, por meio das atividades propostas, verificaram que: interpretar textos é muito mais do que decodificar termos. Estes identificaram que a intrepretação de texto implica  conhecimentos prévios sobre as informações proposta pela autor.








Aos meus queridos alunos:




Maestra: Hellen Suzanna em José do Patrocínio.