quarta-feira, 4 de abril de 2012

Formação Reflexiva de Língua Estrangeira - abril 2012

Tema: Instrumentos e Critérios de Avaliação

Dando continuidade à formação do ano de 2011, quando estudamos a avaliação no processo de aprendizagem, levaremos em consideração os instrumentos avaliativos utilizados, para Fernandes (2007) esses instrumentos são as tarefas que devem ser planejadas com a finalidade de subsidiar por meio de dados, a análise do professor em relação ao momento de aprendizagem dos alunos.
O avaliador precisa tem claro que independente do instrumento avaliativo utilizado, os seus resultados não podem ser considerados como prontos e acabados, pois o processo avaliativo acontece concomitante ao processo de aprendizagem, o que o aluno não conseguiu conhecer nesse momento poderá aprender em outro.
Em relação aos instrumentos avaliativos, é imprescindível que os mesmos sejam planejados, tendo critérios claros e definidos, dessa forma poderão contribuir com o processo de aprendizagem, vale ressaltar que a sua função não poder se restringir a simples atribuição de nota com o intuito de aprovar ou reprovar o aluno. Por outro lado quando o instrumento não é bem elaborado o processo avaliativo é comprometido, pois por causa de algumas distorções o contexto da aprendizagem pode ser afetado, dificultando a análise adequado do professor em relação ao julgamento do aluno.  Para tanto, a proposta deste encontro de formação é discutirmos juntos tais critérios por meio de oficina de análise de itens de avaliação.
Contamos com a presença dos colegas professores.
Um forte abraço,
Maria e Nela.
Local: Espaço de Formação Lúdio Martins Coelho - SEMED. Rua onicieto severo Monteiro, 460.
Data: 11 e 13 de abril de 2012.
Períodos: vespertino e matutino.