terça-feira, 10 de maio de 2011

Mapa Conceitual sobre a Cultura Flamenca




Olá, queridos (as), segue em anexo atividade proposta sobre o mapa conceitual, que  desenvolvi com alunos do 6º ao 9º. ano na Escola Municipal José do Patrocínio, referente à Dança Flamenca. 




Procedimentos
  • Conhecer e identificar um mapa conceitual;
  • Estudo sobre a dança flamenca.
Recursos
  • Sala de informática;
  • Pesquisa na Internet sobre a Dança Flamenca.

Tempo Estimado

  • 4 aulas
O que é Mapa conceitual?



A técnica de construção e a teoria a respeito dos Mapas Conceituais foi desenvolvida pelo pesquisador norte-americano Joseph Novak. Ele define mapa conceitual como uma ferramenta para organizar e representar conhecimento.


O mapa conceitual, baseado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, é uma representação gráfica em duas dimensões de um conjunto de conceitos construídos de tal forma que as relações entre eles sejam evidentes. Os conceitos aparecem dentro de caixas nos nós do grafo enquanto que as relações entre os conceitos são especificadas através de frases de ligação nos arcos que unem os conceitos.




A dois ou mais conceitos, conectados por frases de ligação criando uma unidade semântica, chamamos de proposição. As proposições são uma característica particular dos mapas conceituais se comparados a outros grafos similares como os mapas mentais.


Exemplos de Mapas Conceituais





Breve estudo sobre o Flamenco para abordagem conceitual

O que é Flamenco?




O flamenco é um estilo musical e um tipo de dança fortemente influenciado pela cultura cigana, mas que tem raízes mais profundas na cultura musical mourisca, influência de árabes e judeus.






A cultura do flamenco é associada principalmente à Andaluzia na Espanha, e tornou-se um dos ícones da música espanhola e até mesmo da cultura espanhola em geral. Originalmente o flamenco surgiu somente em forma de canto, sem nenhum tipo de acompanhamento. Seus intérpretes colocavam a alma em cena. Logo, surgiram as guitarras, o “cajón”, as castanholas, as palmas e também o sapateado que complementaram o cenário  dessa bonita tradição. A guitarra flamenca tradicional é feita de uma madeira especial que a converte em mais leve e produz um som mais agudo. 


Atividade Prosposta para fixação 

Confeccionar  um mapa conceitual sobre a Cultura Flamenca


    Exemplos de Mapas Conceituais
    Elaborados pelos Educandos:






    6º Ano


























    8º Ano


















    9º Ano


















    Aos meus queridos alunos, parabéns por estas belíssimas atividades.






    Assim, por meio destas atividades, pode-se verificar, que o mapa conceitual nada mais é que um retrato, uma representação específica do conhecimento que fazemos através de ligações conceitos e ideias. É por isso, cada um faz de sua maneira, ou seja, a maneira mais fácil para compreensão dos conceitos estudados.






    2 comentários:

    1. Helen! que show! tanto o tema e sua elaboração!!
      Quando acreditamos e investimos nas capacidades de nossos alunos e em nosso esforço e dedicação os resultados acontecem com sucesso!!! Estou aguardando os resultados dos meus com muito entusiasmo também e logo postarei!!! Felicidades!
      Márcia Spinelli - Vanderlei Rosa

      ResponderExcluir
    2. Obrigada,Márcia,querida tenho certeza que o seu será um sucesso também. Um grande abraço e fique com DEUS.

      ResponderExcluir