O PODER DE SIGNIFICAÇÃO DOS TEXTOS
OBJETIVO:
- Despertar nos alunos interesse em leitura, em decodificar e compreender textos, com intuito de provocar um pensamento crítico da realidade e assumir uma posição perante estes textos.
PROCEDIMENTOS:
- Conhecer e identificar os procedimentos de leitura e interpretação textual.
LEITURA
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
RECURSOS:
- Dinâmica: “Telefone sem Fio”
- Sala de informática: Apresentação de Slides.
ABRANGÊNCIAS:
- 6º aos 9º anos
TEMPO ESTIMADO:
- 2 ou 3 aulas
AVALIAÇÃO:
- Identificar a participação dos alunos, o envolvimento, e observar o processo de leitura (decodificação e compreensão de textos).
DINÂMICA DO TELEFONE SEM FIO
Objetivo:
- Apresentar as falhas e confusões que possam ser geradas durante as interpretações textuais.
Tempo: 10 minutos
Procedimentos:
- Solicitar 4 voluntários (em caso de grupos pequenos solicitar 3 pessoas);
- 01 voluntário deverá ficar na sala, e os outros 2 saem da sala e aguardam.
- Ao voluntário que ficou é lido o texto abaixo, o mesmo ouvirá e deverá repetir o que ouviu para o 2º voluntário, que entrará na sala.
- O 2º voluntário irá repetir o que ouviu para o 3º voluntário, que entrará na sala.
- O 3º voluntário deverá repetir o que ouviu para o grupo, que estará acompanhando tudo.
Processamento:
Associar às possíveis distorções nas interpretações Textuais.
TEXTO: 6º ao 7º.
Na próxima sexta-feira, aproximadamente às 17hs, o cometa Halley passará nesta área. Trata-se de um evento que ocorre somente a cada 76 anos. Assim, por favor, reuna os funcionários no pátio da fábrica, todos usando capacete de segurança, quando explicarei o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver o raro espetáculo a olho nu. Sendo assim, todos deverão dirigir-se ao refeitório, onde será exibido um filme-documentário sobre o cometa Halley.
TEXTO: 8º. ao 9º.
Josué, 28 anos, sai de casa às 7h da manhã para ir trabalhar. Neste dia, acordou atrasado. Apressado, fecha a porta e esquece a conta para pagar, em cima da mesa. Vai até a parada de ônibus que fica a duas quadras. Pega o primeiro ônibus que passa, entra e consegue sentar junto à janela. Vê uma grande movimentação nas ruas, o trânsito está lento, o ônibus anda devagar. Após alguns minutos, vê um Corsa amarelo se atravessar na frente do ônibus, e o motorista grita: “Tá maluco, seu doido! Carolina na calçada olhava tudo incrédula. Como puderam ser tão distraídos! Que início de dia!
Procedimentos para a Aula
APRESENTAÇÃO DOS SLIDES
I. Parte: Conceitualização
II. Parte: Discussões sobre as Atividades Propostas:
CONCLUSÃO
Aos meus queridos alunos:
Maestra: Hellen Suzanna em José do Patrocínio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário