quinta-feira, 2 de junho de 2011

O PODER DE SIGNIFICAÇÃO DOS TEXTOS




  

O PODER DE SIGNIFICAÇÃO DOS TEXTOS



OBJETIVO: 

  • Despertar nos alunos interesse em leitura, em decodificar e compreender textos, com intuito de provocar um pensamento crítico da realidade e assumir uma posição perante estes textos.

PROCEDIMENTOS:
  • Conhecer e identificar os procedimentos de leitura e interpretação textual.

LEITURA



 
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL







RECURSOS:


  • Dinâmica:  “Telefone sem Fio”
  • Sala de informática: Apresentação de Slides.

ABRANGÊNCIAS:
  • 6º aos 9º anos






TEMPO ESTIMADO:
  •   2 ou 3 aulas

AVALIAÇÃO:
  •  Identificar a participação dos alunos, o envolvimento, e observar o processo de leitura (decodificação e compreensão de textos).

 
 

 

DINÂMICA DO TELEFONE SEM FIO




Essa dinâmica divertida dinamiza a aula. Motivando os alunos e favorecendo a percepção erros comuns, que envolvem a interpretação de texto.

Objetivo:
  • Apresentar as falhas e confusões que possam ser geradas durante as interpretações textuais.
Tempo: 10 minutos

Procedimentos:
  • Solicitar 4 voluntários (em caso de grupos pequenos solicitar 3 pessoas);
  • 01 voluntário deverá ficar na sala, e os outros 2 saem da sala e aguardam.
  • Ao voluntário que ficou é lido o texto abaixo, o mesmo ouvirá e deverá repetir o que ouviu para o 2º voluntário, que entrará na sala.
  • O 2º voluntário irá repetir o que ouviu para o 3º voluntário, que entrará na sala.
  • O 3º voluntário deverá repetir o que ouviu para o grupo, que estará acompanhando tudo.
Processamento: 

Associar às possíveis distorções nas interpretações Textuais. 






TEXTO: 6º ao 7º.

Na próxima sexta-feira, aproximadamente às 17hs, o cometa Halley passará nesta área. Trata-se de um evento que ocorre somente a cada 76 anos. Assim, por favor, reuna os funcionários no pátio da fábrica, todos usando capacete de segurança, quando explicarei o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver o raro espetáculo a olho nu. Sendo assim, todos deverão dirigir-se ao refeitório, onde será exibido um filme-documentário sobre o cometa Halley.

TEXTO: 8º. ao 9º. 

Josué, 28 anos, sai de casa às 7h da manhã para ir trabalhar. Neste dia, acordou atrasado. Apressado, fecha a porta e esquece a conta para pagar, em cima da mesa. Vai até a parada de ônibus que fica a duas quadras. Pega o primeiro ônibus que passa, entra e consegue sentar junto à janela. Vê uma grande movimentação nas ruas, o trânsito está lento, o ônibus anda devagar. Após alguns minutos, vê um Corsa amarelo se atravessar na frente do ônibus, e o motorista grita: “Tá maluco, seu doido! Carolina na calçada olhava tudo incrédula. Como puderam ser tão distraídos! Que início de dia!


Procedimentos para a Aula
  


 
APRESENTAÇÃO DOS SLIDES



 I. Parte: Conceitualização











II. Parte: Discussões sobre as Atividades Propostas:









 


CONCLUSÃO

Os educandos, por meio das atividades propostas, verificaram que: interpretar textos é muito mais do que decodificar termos. Estes identificaram que a intrepretação de texto implica  conhecimentos prévios sobre as informações proposta pela autor.








Aos meus queridos alunos:




Maestra: Hellen Suzanna em José do Patrocínio.






Nenhum comentário:

Postar um comentário