quarta-feira, 4 de abril de 2012

Formação Reflexiva de Língua Estrangeira - abril 2012

Tema: Instrumentos e Critérios de Avaliação

Dando continuidade à formação do ano de 2011, quando estudamos a avaliação no processo de aprendizagem, levaremos em consideração os instrumentos avaliativos utilizados, para Fernandes (2007) esses instrumentos são as tarefas que devem ser planejadas com a finalidade de subsidiar por meio de dados, a análise do professor em relação ao momento de aprendizagem dos alunos.
O avaliador precisa tem claro que independente do instrumento avaliativo utilizado, os seus resultados não podem ser considerados como prontos e acabados, pois o processo avaliativo acontece concomitante ao processo de aprendizagem, o que o aluno não conseguiu conhecer nesse momento poderá aprender em outro.
Em relação aos instrumentos avaliativos, é imprescindível que os mesmos sejam planejados, tendo critérios claros e definidos, dessa forma poderão contribuir com o processo de aprendizagem, vale ressaltar que a sua função não poder se restringir a simples atribuição de nota com o intuito de aprovar ou reprovar o aluno. Por outro lado quando o instrumento não é bem elaborado o processo avaliativo é comprometido, pois por causa de algumas distorções o contexto da aprendizagem pode ser afetado, dificultando a análise adequado do professor em relação ao julgamento do aluno.  Para tanto, a proposta deste encontro de formação é discutirmos juntos tais critérios por meio de oficina de análise de itens de avaliação.
Contamos com a presença dos colegas professores.
Um forte abraço,
Maria e Nela.
Local: Espaço de Formação Lúdio Martins Coelho - SEMED. Rua onicieto severo Monteiro, 460.
Data: 11 e 13 de abril de 2012.
Períodos: vespertino e matutino.

6 comentários:

  1. ok,Amigas recado anotado... Bjus Mônica
    E.M. Etalívio Pereira Martins

    ResponderExcluir
  2. Ok, nos veremos lá. Atenciosamente
    Prof.ª E.M. José do Patrocínio.

    ResponderExcluir
  3. See you tomorrow, David

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito das atividades sobre avaliação e compartilhamento de ideias novas sobre o assunto...Até o próximo encontro...Kisses Del!!!

    ResponderExcluir