TEMA DO 4º BIMESTRE
(apresentação de slides)
EM PROF VANDERLEI ROSA DE OLIVEIRA
TURMAS: 8ºS ANOS C-D-E
DISCIPLINA: L. E. INGLÊS
TEACHER MÁRCIA SPINELLI
WORK IN GROUP
– Valendo até 2.0 na média -
- Pesquisa e produção de cartazes de conscientização dos problemas da discriminação que gera violência física e psicológica, na sala de tecnologia.
0BJETIVOS:
•. Envolver a comunidade escolar, implantando atos de redução do comportamento agressivo, intimidante e discriminatório, que causa desequilíbrio na relação de poder entre estudantes;
. Atender ao direito de toda criança e adolescente desenvolverem-se em um ambiente seguro e saudável, promovendo a cultura da paz, o respeito à dignidade humana e a valorização das diferenças.
What is Bullying?É uma expressão, em inglês, que nomeia todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivo evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, executadas dentro de uma relação desigual de poder.
TIPOS DE BULLYING:
-Psicológico:perseguir,amedrontar,aterrorizar, intimidar, dominar, infernizar, tiranizar, chantagear, manipular,ameaçar;
- Exclusão social: discriminar, ignorar, isolar, excluir, e;
- Virtual ou cyberbullying (uso de celulares/internet para executar as ações já mencionadas, como zoar, discriminar, difamar, assediar, etc).
Conseqüências:
- Para a vítima: baixa auto-estima; passividade; transtornos emocionais; problemas psicossomáticos; depressão; tentativa/consolidação de suicídio.
- Para o agressor: dificuldades de convivência; atitudes autoritárias e violentas; atitudes delinquentes ou criminosas.
CARACTERíSTICAS DO AGRESSOR:
•. Comportamento provocador e de intimidação permanente;
•. Modelo agressivo na resolução de conflitos;
•. Pouca ou ausência de empatia em relação ao outro;
•. Dificuldade de se colocar no lugar do outro;
. Relacionamento familiar pouco afetivo.•
CARACTERÍSTICAS DOS ALVOS (AS VÍTIMAS):
São prejudicadas pelas ameaças e agressões;
• Tem medo de voltar sozinho da escola;
• Servem de “bode expiatório” para o grupo;
• Não dispõem de recursos ou habilidades para reagir;
• Geralmente são pouco sociáveis e frágeis;
• Têm poucas esperanças de se adequarem ao grupo;
• Não revidam por vergonha, medo ou conformismo.
O ESPECTADOR (A TESTEMUNHA):
. Não sofre nem pratica, mas presencia as situações de bullying;
• Torna-se inseguro e temeroso;
• Tem medo de tornar-se a próxima “vítima”;
• É ignorado nas tentativas de comentar os fatos.
COMO IDENTIFICAR A VÍTIMA
. Em casa, apresenta, com frequência, desculpas para faltar às aulas ou indisposições, como dores de cabeça, de estômago, diarréia, vômitos, antecedendo o horário de ir à escola;
• Pede para mudar de sala ou de escola, sem apresentar motivos convincentes; regressa da escola irritado ou triste, machucado, com as roupas ou materiais escolares sujos ou danificados;
• Em casa e na escola, apresenta frequentemente aspecto contrariado, deprimido, aflito;
• Possui dificuldades de relacionar-se com os colegas, de fazer amizades;
• Vive isolado em seu mundo, sem querer contato com outras pessoas, senão os familiares;
• Na escola, falta às aulas com certa frequência; apresenta desinteresse pelos estudos,queda do rendimento escolar ou dificuldades de concentração e de aprendizagem.
ACTIVITY – WORK IN GROUP
. Work in class (1.0 média): Apresentação de slides sobre o tema e compreensão de texto, em inglês, que aborde o tema bullying – Pedagogic Book Get Together Unit 6 : pages: 84/5;
. Work in class (1.0 média): Apresentação de slides sobre o tema e compreensão de texto, em inglês, que aborde o tema bullying – Pedagogic Book Get Together Unit 6 : pages: 84/5;
. Assistir aos filmes Elephant de Gus Van Sant e “O Contador de Histórias” de Luiz Vilaça; Os alunos deverão identificar os tipos de agressões contidas neles, tendo a liberdade de se expressarem a respeito disso, fazendo uma reflexão sobre o tema.
- Produzir cartazes por meio de oficinas na sala de tecnologia, em Inglês/Português, para se inibir a prática do bullying na escola.
Adorei esta atividade pois, hoje é muito difícil lidar com estas situações.
ResponderExcluirBastante atual e oportuna a atividade!
ResponderExcluirPara mim vale como uma grande sugestão,
já que estou iniciando o exercício de
lecionar.
Parabens Profª Marcia esta é uma luta constante de todos os professores no dia a dia de sala de aula.
ResponderExcluirEstou desenvolvendo este trabalho na escola que trabalho e gostaria da sua permissão me inspirar no seu trabalho e ajudar meus alunos a entender a nescessidade de ter um bom relacionamento interpessoal com respeito a todos...
Teacher Ivan Barbosa
Que bom colegas que estamos inspirando vcs a trabalharem esse tema -que neste ano virou lei!- pois sairemos à frente nessa discussão, afinal somos os primeiros a detectar o problema em nosso dia a dia na profissão.É claro que podem e devem utilizar nossas estratégias e dicas, pois a integração é o sucesso nos resultados desse problema tão difícil.
ResponderExcluir