quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O JINGLE COMO FERRAMENTA NO ENSINO E APRENDIZADO DE LE - Por: Profª Márcia Spinelli - EM Vanderlei Rosa de Oliveira.



Tendo a Música como linguagem universal usada para a comunicação, foi destacado no estudo do encontro de Formação Reflexiva de Língua Estrangeira o uso do JINGLE como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem de LE. Pensando no poder que a música exerce sobre nossa mente e do fato de que aprender com música é muito efetivo, pois estimula a função cognitiva, o corpo, a emoção e a audição, foi-nos sugerido essa atividade, acompanhada de material elucidativo e de apoio, inclusive um CD com seleção de tipos de jingles.
A atividade foi inserida como WORK IN GROUP  nas turmas do 9ºs anos B e C do período vespertino, iniciando com uma aula introdutória, registrando o conhecimento prévio dos alunos, demonstração dos tipos de Jingles e as instruções sobre a atividade, baseada no material fornecido pela equipe técnica da SEMED. Na ocasião,  nossas técnicas Nelagley e Maria das Dores estiveram no local para a entrega do questionário de pesquisa pedagógica e participaram da aula, que foi realizada na Sala de Informática, colaborando também com o registro das imagens:





UM JINGLE FEITO PELA PROFESSORA , DEMONSTRANDO QUE O PROFESSOR TAMBÉM DEVE PARTICIPAR DAS ATIVIDADES QUE SÃO EXIGIDAS NA DISCIPLINA, FOI APRESENTADO AOS ALUNOS...

MY JINGLE
Vamos conjugar o verbo to be?
(paródia da música: Barbie Girl - Acqua)

Sou a professora e quero ensinar;
São diferentes, regras de inglês;
O verbo to Be (ser, estar, ficar)
É irregular e auxiliar.

Vamos todos juntos, o verbo conjugar
É diferente, mas temos que lembrar!

(refrão)
AM – IS – ARE – ARE
Todos juntos conjugar!
AM – IS – ARE – ARE
Todos juntos conjugar!
Fazendo perguntas, o verbo ou auxiliar,
que começa a frase!
Só não se esqueça do ponto de interrogação
É obrigatório, não pode faltar.

E na negativa,
O “not” que comanda
Mas não se esqueça,
Vem depois do verbo

(refrão)
Todos juntos conjugar!
AM – IS – ARE – ARE
Todos juntos conjugar!
AM - IS - ARE - ARE 
E na apresentação dos grupos, tivemos várias perfomances,  mas os selecionados para demonstração foram os escolhidos pelas turmas: VANDERLATION (Paródia do Rebolation - Parangolé) dos alunos Kaio e Renann do 9º C (e participação hilária e especial de Bryan e Luiz), postado no You Tube.
É só acessar e ver o resultado:
e dos alunos Arielle - Jhonatan - Leonardo - Renata - Sara e Tainara (filmados mas não postado no You Tube):
ESTUDO E APRENDIZADO
(Paródia: Berimbau Metalizado - Grupo Compromisso Certo)

Que estudo é esse mano?
que o povo tá estudando
que vem de lá pra cá.

Um estudo diferente
que alucina a gente a estudar.

É uma mistura de português
matemática e inglês
que não deixa ninguém parar

Lá na escola tá rolando
Estudo vem incentivando
os alunos a estudar

(Refrão)
Tá - tá - tá
O Vanderlei tá arrasando
Tá - tá - tá
Os professores ensinando
Tá - tá - tá
Tá todo mundo aprendendo
Estudo que o Vanderlei tá oferecendo
(repete)

A Avaliação sobre o processo dessa atividade resultou nas seguintes considerações:
- Os alunos tiveram muito interesse tanto no processo quanto na elaboração dos jingles mas tiveram dificuldades com a escrita poética em português e na tradução para o inglês, principalmente nos termos específicos de nossa língua ou de algumas gírias e com a barreira da timidez nas apresentações mas, no geral, houve relevância do tema e os próprios alunos constataram e afirmaram que desconheciam vários tópicos abordados. O fato de estarmos na época de eleições, com as propagandas eleitorais, também fizeram sentido para os alunos, que puderam fazer comentários críticos sobre o assunto.
- Os resultados comprovaram o que estudamos nas teorias abordadas e na experiência de nós, professores... O ensino e aprendizagem é efetivo quando é motivador, cria desafios e faz sentido para quem está envolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário